Buscar
  • Portal Moksha

Constelação Familiar Sistêmica



"Experiências acumuladas desde a infância impactam diretamente em no comportamento e nos resultados da vida de uma pessoa."


 


A Constelação Familiar também conhecido como Constelações Sistêmicas e Constelações Familiares Sistêmicas, é um método terapêutico que se baseia em elementos da terapia familiar sistêmica, fenomenologia existencial e atitudes dos zulus em relação à família, criado pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger.


Neste sentido, experiências acumuladas desde a infância impactam diretamente em no comportamento e nos resultados da vida de uma pessoa. As heranças emocionais como perdas, brigas, doenças, separações traumáticas, tragédias, entre outras, podem ser âncoras negativas no processo de evolução, não só pessoal, como profissional também.


Os profissionais afirmam que os problemas e dificuldades atuais podem ser influenciados por traumas sofridos em gerações anteriores da família, mesmo que os afetados agora não tenham conhecimento do evento original. Hellinger se referia à relação entre problemas presentes e passados que não são causados pela experiência pessoal direta como "emaranhados sistêmicos", ditos ocorrerem quando traumas não resolvidos atingem uma família através de um evento como assassinato, suicídio, morte de uma mãe durante parto, morte prematura de um dos pais ou irmãos, guerra, desastre natural, emigração ou abuso.



Usada para tratar questões físicas e mentais a partir de revelação obtidas em dinâmicas ocultas de uma família. Por meio da constelação familiar é possível identificar acontecimentos que, mesmo desconhecidos, podem trazer problemas para a vida de uma pessoa. Atua de forma energética e visa solucionar um conflito por vez. Suas dinâmicas consistem em montar o sistema familiar e entrar em contato com o campo morfogenético do sistema familiar da pessoa. Esse contato possibilita identificar os motivos que possam ter ocasionado um desequilíbrio nesse sistema. Desse modo, quando uma pessoa sente que há uma questão em sua vida de difícil resolução e que está bloqueando o andamento de sua vida, é possível contar com o auxílio da constelação familiar.


A dinâmica pode ser feita em grupo ou individualmente. Durante a sessão são recriadas cenas que envolvam os sentimentos e sensações que o constelado sente sobre sua família. Nas sessões em grupo, são os voluntários e participantes que vivem essas cenas. Já nas sessões individuais podem ser usados esculturas de bonecos ou quaisquer outros recursos disponíveis.



A Constelação Familiar pode ajudar em todos os problemas de origem sistêmica. Então, desde problemas de relacionamento de casal, com filhos, todos os tipos de vícios, problemas emocionais, dificuldades diversas, até problemas de saúde física podem ser compreendidos, amenizados e muitas vezes solucionados com a ajuda da constelação e com a disponibilidade do cliente realizar mudanças em sua vida prática, a partir das novas informações a que teve acesso.


É possível obter transformações significativas na vida, como melhora no relacionamento entre parentes, solução de problemas financeiros, afetivos e, em alguns casos, até mesmo na saúde. O processo que os mais diversos tipos de constelações sistêmicas desenvolvem são tão poderosos, que a sua aplicação já está sendo realizada em ambientes e situações variadas, como em mediações de conflitos no Poder Judiciário, em escolas e também no Sistema Único de Saúde – SUS, adotada como uma de suas práticas integrativas.


Fazer uma Constelação Familiar significa, de um modo simples, encontrar soluções para problemas específicos, ou mesmo, buscar a origem de uma doença de algum membro da família. Desde questões emocionais a acontecimentos trágicos no seio familiar, as Constelações revelam e buscam soluções práticas e simples, trazendo à tona aquilo que é essencial no momento e que muitas vezes foi esquecido ou renegado.



Você tem interesse em aprender sobre a Constelação Familiar Sistêmica? Venha conhecer o curso sobre a Constelação Familiar Sistêmica, 100% online. Clique aqui , aprenda a teoria, bases e fundamentos da constelação familiar.

Gostou do post? Compartilhe!



 

Fontes: https://iperoxo.com/constelacao-sistemica-e-familiar/, https://www.minhavida.com.br/bem-estar/tudo-sobre/33617-constelacao-familiar, https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/03/18/constelacoes-familiares-saiba-tudo-sobre-essa-tecnica.htm, https://pt.wikipedia.org/wiki/Constela%C3%A7%C3%A3o_familiar, https://www.ibccoaching.com.br/portal/o-que-e-constelacao-sistemica/,


202 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo